quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Enchendo a bola!!!!!!!! (DINÂMICA E REFLEXÃO)

Aplicação desta dinâmica em nosso grupo

Olá para todos. essa é uma dinâmica muito interessante e envolvente, não é difícil de ser aplicada e gasta-se um material bem acessível.

Você vai precisar de 1 pacote de balões de festa e 1 pincel atômico.

Essa dinâmica possui 2 objetivos:
1°- Ser o momento de quebra-gelo e descontração do grupo
2°- Levar o grupo a uma reflexão sobre a importancia das coisas que falamos uns dos outros.

*Como essa dinâmica foi aplicada em nosso grupo, além da foto com a ilustração, vou postar no final do post, o link de um vídeo no YouTube que deu origem a essa brincadeira e vai ser excelente para a sua melhor compreensão da 2ª etapa.do momento.

INICIO:
1ª etapa
Os participantes deverão estar em círculo
Cada um receberá um balão. (devem encher apenas no momento apropriado)
Como estarão em círculo, o 1º a brincar irá falar coisas boas a respeito da pessoa da sua esquerda.
Essa pessoa por sua vez, encherá o seu próprio balão enquanto escuta o que o seu colega diz a seu respeito. (quando o balão estiver cheio, deverá ser amarrado e a mesma pessoa que o encheu, deverá escrever seu próprio nome no balão) 
*Ou seja: O Irmão A está falando bem do Irmão B e a "bola do Irmão B está sendo cheia"

 Esse processo deve seguir por todo o grupo até que todos estejam com as suas "bolas cheias".

2ª etapa
O líder deve escolher alguém que possua um balão bem cheio.
(Para não parecer muito forçado, pode-se lançar um convite: _ "Quem está com a bola mais cheia do grupo e quer ser o voluntário"?)

Quando o Líder estiver com o balão mais cheio em mãos, ele deve levar os participantes a imaginarem que cada balão é realmente cada pessoa que ali está (por isso os balões receberam o nome na etapa anterior).
Ele vai pegar o balão do voluntário e vai começar a criticar o "balão" (começar a dar tapas no balão, sempre fazendo críticas destrutivas e menosprezando o balão até estourá-lo na presença de todos!)
*Ou seja: O Irmão X, possuía a bola bem cheia, mas foi exposto a críticas e pressões, a ponto de não resistir a pressão e explodir!

Ao estourar o balão, espere alguns segundos para observar a reação de cada um e em seguida, apresente a reflexão da brincadeira ao grupo.

REFLEXÃO:
A Palavra de Deus diz que somos todos irmãos, parte do mesmo corpo e mesma família em Cristo Jesus. 
Mas a Bíblia também nos mostra na carta de Tiago, que nossa língua, tem o poder mortal de destruir muitas coisas, inclusive bons relacionamentos. 
Como podemos dizer que somos um em Cristo, se mal dizemos nosso irmão, nosso Pastor, nosso líder de grupo? Se o pressionamos a cada momento em que ele diz ou faz algo que não me agrada que não me soou de maneira agradável? A mesma boca que serviu para elogiar e "encher a bola uns dos outros", muitas vezes tem sido a mesma que critica e maldiz o próximo.
Que tal fazermos a diferença em nosso grupo? Que tal sermos fontes de águas doces, que abençoam e edificam as pessoas?

Não esqueça de assistir o vídeo abaixo, aproveite e pesquise mais sobre o Palestrante Daniel Godri! Você aprenderá muitas coisas úteis para as suas reuniões.
Assista o Vídeo: Bola cheia - Daniel Gogri

7 comentários:

Gostou do que leu? Deixe seu comentário aqui!