sábado, 4 de setembro de 2010

Exemplo do feijão (dinâmica e reflexão)


Essa é uma dinâmica muito interessante, porém o seu resultado é a médio prazo.

Materiais:
*Copos descartáveis
*Grãos de feijão
*Algodão
*Água
*Pincel atômico (canetinha)

A Intenção é de semearmos os grãos.
Distribua os materiais entre o grupo. peça a eles para colocarem o algodão dentro do copo e molharem com um pouco de água. Depois disso, colocar 1 grão de feijão dentro do copo. Cada um deve escrever seu nome no copo.

Para um conforto maior, tente deixar os copos(experimentos), na casa onde estão acontecendo as reuniões. Dessa forma, nas reuniões seguintes, todos terão acesso aos seus grãos e poderão acompanhar o seu crescimento.

Ninguém vai saber qual o objetivo em semear os grãos na primeira reunião. Porém, existem várias aplicações possíveis para os próximos encontros. Citarei algumas dessas aplicações.

1ª Nova vida em Cristo (2 Coríntios 15: 36-57)
"O que você semeia não nasce a não ser que morra.
Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa"

Ao vermos junto com nosso grupo, que a planta nasceu, mas o grão que foi semeado teve que morrer para originar a planta podemos trabalhar que:

Para conseguirmos viver em comunhão, união e amor uns com os outros, devemos morrer em alguns aspectos para dar vida aos nossos objetivos...

Deixarmos Jesus "enterrar" nossa velha natureza e fazer germinar uma nova vida para a Sua Gloria...

Dar o mesmo exemplo de Paulo; sobre a morte do corpo corruptível e ressureição do corpo incorruptível...

Usar a criatividade para mais aplicações!

Abraços a todos